-
Arquitetos: Design Work Group
- Área: 1752 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Vinay Panjwani
-
Fabricantes: Hansgrohe, LIMOCOAT, Mitsubishi Electric, Scorpene
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa fascinação pela arquitetura tropical sempre nos fez apreciar sua beleza e significado. O terreno está localizado perto de Surat, Índia, oferecendo uma linda vista panorâmica do rio e das árvores de manga do outro lado. Quando colaboramos com os clientes, priorizamos o seu envolvimento desde o início para entender as preferências e gostos arquitetônicos. Sempre lembramos a nós mesmos que cada projeto é um esforço colaborativo entre o arquiteto e o usuário.
A ideia era criar um conceito de vila em que todos os blocos diferentes tivessem características específicas sem interferir uns nos outros; portanto, o espaço central de estar, jantar e quartos foram projetados com vistas máximas para proporcionar a cada um enquadramentos do rio e dos pátios internos. Estratégias de planejamento e sequenciamento espacial, enquadramento de vistas e controle de luz para criar uma variedade de atmosferas e experiências diferentes foram aplicadas em toda a casa.
A casa nunca é revelada de uma vez. A circulação é planejada de forma que os espaços sejam lentamente revelados ao visitante em uma jornada experiencial e espacial por toda a casa. Do pequeno volume de entrada à expansividade do pátio, o visitante está inserido em um espaço tranquilo, sereno, dominado por árvores.
A sala de estar e a sala de jantar são projetadas como caixas de vidro leves dentro do que parece ser um jardim maior, mesclando-se com os espaços externos. Ao mesmo tempo, o bloco do quarto é sólido, com pátios privados e vista para o rio do outro lado. A piscina foi situada para oferecer uma vista espetacular do pôr do sol e do rio, criando a sensação de uma borda infinita.
Materiais básicos, mobiliários selecionados e obras de arte mantém a casa informal. Os materiais usados na casa são uma mistura de acabamentos naturais rústicos, como paredes de pedra trabalhadas de forma crua, madeira naturalmente acabada, paredes de cal texturizada e pedra indiana no piso. Encontrar alegria ao projetar espaços para as pessoas vai além de criar projetos esteticamente agradáveis. Isso requer honestidade, trabalho árduo e consideração sobre como o espaço projetado interage com seu contexto.